Depositphotos_31873563_xl-2015.jpg

Terapia para otimizar Funções executivas - TDAH

TDAH é a sigla de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, um tipo de transtorno neurológico, que surge na infância, geralmente como fator genético, e em muitos casos, acompanhando o indivíduo em sua vida adulta.


As principais características ou sintomas são a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. Na escola, os alunos com sinais do TDAH são descritos como "inquietos", "agitados", "desobedientes" ou que "vivem no mundo da lua", gerando dificuldades de aprendizagem provocadas pela falta de concentração.


O tratamento fonoaudiológico visa aprimorar as capacidades comunicativas, como a organização do discurso e a ampliação do repertório linguístico e do processamento auditivo, com atividades para estimular os sons linguísticos e a consciência fonológica além de aperfeiçoar habilidades como a memória operacional, a consciência fonológica e a nomeação automática o que trará como consequência uma melhora na leitura e escrita (cópia, ortografia e organização das ideias, para elaboração de respostas ou produção textual, por exemplo).


Associado ao trabalho fonoaudiológico aqui na clínica contamos também com o Neuropsicopedagogo que estimula as funções executivas (conjunto de habilidades necessárias para o controle e a auto-regulamentação do aluno)

Voltar