O que temos a dizer sobre a Fonoaudiologia Educacional?
top of page

O que temos a dizer sobre a Fonoaudiologia Educacional?




O que o Fonoaudiólogo Educacional faz?

A Lei Federal nº 6.965/1981 regulamenta a profissão de fonoaudiólogo, definindo-o como “o profissional com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz”. Dessa forma a Fonoaudiologia educacional esta voltada para a atuação e promoção da Educação, em todos os níveis ou modalidade de ensino.


Qual a nossa experiência na área?

Nós atuamos em escolas particulares desde 2015. Todas com o seguimento do berçário ao ensino fundamental, de pequeno a grande porte. Dessa forma, inúmeras são as contribuições da fonoaudiologia. Atuamos desde o berçário ao 1° ano.


O que o fonoaudiólogo pode fazer na escola?

Muitas coisas! Acompanhamos cada aluno, ou seja, identificamos seu desenvolvimento e as suas dificuldades. Quando se faz necessário elaboramos em parceria com os demais profissionais da escola o PDI (plano de desenvolvimento individual). Fazemos reunião com os pais, participamos da elaboração dos projetos institucionais da escola, realizamos oficinas de estimulação coletiva, auxiliamos os professores nas atividades, ministramos palestras para os pais e professores, além de formação de equipe.


Como elaborar uma proposta para escola?

É importante saber qual a filosofia da instituição para alinharmos com os nossos objetivos também. De acordo com nossa experiência projetos que envolvam a observação (rastreio) dos alunos para eventuais encaminhamentos para profissionais externos, oficinas de estimulação (fala, MO, PAC, CF, leitura, voz...) e formação dos professores são as propostas mais completas e mais necessárias em qualquer escola.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page