ATRASO DE LINGUAGEM E DE FALA


O Atraso no Desenvolvimento da Linguagem e Fala é considerado a principal alteração observada e diagnosticada em pré escolares.


Diversos fatores podem interferir no desenvolvimento tanto da linguagem quanto da fala. Mas é importante deixar claro que o Atraso de Linguagem (AL) é uma ALTERAÇÃO PRIMÁRIA. O que isso significa? Para o diagnóstico ser fechado devemos descartar dificuldades e/ou deficiências, como alterações auditivas, cognitivas, transtornos do neurodesenvolvimento como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atrasos globais do desenvolvimento, entre outros.


Há subtipos do atraso de linguagem:

- Receptivo: quando há atraso nos marcos relacionados à compreensão.

- Expressivo: quando há atraso nos marcos relacionados à expressão.

- Misto: ambos acometimentos são observados.


Durante desenvolvimento típico, a linguagem compreensiva (compreensão) se desenvolve “primeiro”, propiciando que a linguagem expressiva se desenvolva. Com a aquisição das habilidades, ambas os domínios alcançam um equilíbrio, ou seja, não há discrepância significativa entre o compreender e o expressar. É uma queixa comum das famílias “Ele entende tudo, mas não fala”. Por isso uma avaliação especializada é importante. Por meio dela é possível constatar se o nível de compreensão e de expressão da criança está adequado ou não para a faixa etária.


Crianças com Atraso de Linguagem (ou de Fala) dificilmente apresentam prejuízo em um único nível da linguagem: morfossintático (estrutura de frases, por exemplo), semântico-lexical (vocabulário), fonético-fonológico (sons da fala), narrativo-pragmático (uso da linguagem). Podem ocorrer alterações em diversos níveis diferentes simultâneamente. Portanto, trata-se de uma condição heterogênea, que varia de acordo com cada criança.


No quadro de atraso, de forma geral, observa-se que o início da fala é tardio (aquisição e desenvolvimento das habilidades linguísticas) e em um ritmo mais lento. Por isso comumente surgem comparações e comentários, como “O irmão falou mais rápido”.


Crianças com AL apresentam desenvolvimento similar ao de outras crianças, ou seja, adquirem habilidades na ordem esperada durante o desenvolvimento típico, porém em um “tempo diferente” e inferior a sua idade mental. Seu desenvolvimento respeita as fases do desenvolvimento típico (a ordem em que as habilidades são adquiridas), mas de forma lenta quando comparado a outra criança ou aos marcos esperados dentro de sua faixa etária. Toda essa sintomatologia é precoce!


O desempenho dessas crianças se modifica com a intervenção fonoaudiológica e estimulação familiar, principalmente quando a detecção e o acompanhamento iniciam precocemente. Quanto mais cedo intervirmos, melhores são os resultados, visto que a criança se encontra em fase de grande plasticidade neuronal (assunto para outro dia).

Se você tem observado características semelhantes em alguma criança do seu convívio (filho, sobrinho, neto etc), busque auxílio de um fonoaudiólogo!

14 visualizações
Unidades
site-1.png
sala-01.jpg
006.jpg
IMG_1890.jpg
site-5.png
site-4.png
Entre em contato

rezendecoelho@ymail.com

Fone: (31) 2531-6652

Watsapp: (31) 99209-5833

 

 

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle